Sobre Vanessa Martins | Fotografia de Parto e Nascimento | Memórias de Família

Um pouco sobre minha história

ou por que o amor por fotografias

Meu nome é Vanessa, comecei a estudar fotografia em meados de 2009, mas sou uma apaixonada por fotografar desde criança. Eu sempre fui a 'chata que tira foto de tudo' kkkk Uma das minhas maiores diversões enquanto criança era remexer nas caixas e mais caixas de fotografias da minha família, de épocas em que eu ainda não existia. Uma viagem no tempo!

Comecei a estudar fotografia, não porque eu já estivesse decidida a ser fotógrafa, mas porque queria mesmo entender como dominar a luz e melhorar meu olhar. Nessa época eu tinha acabado de comprar uma Nikon D40, que tenho até hoje aliás, meu amorzinho. E conforme eu ia estudando, mais encantada eu ficava, e com isso pessoas próximas começaram a pedir para fotografar um aniversário aqui, um ensaio ali, e eu me vi mergulhada no mundo da fotografia de família. Entre 2010 e 2012 eu investi mais pesado em estudos, mirei na fotografia documental de família, e foquei meus estudos no fotojornalismo. Posso dizer que foi o melhor investimento que eu poderia ter feito, pois isso me abriu os olhos para uma nova forma de fotografar.

Em 2012 minha mãe ficou doente, e como não poderia deixa de ser, eu puxei o freio de mão e diminuí meu ritmo de trabalho para estar do lado dela, cuidando de quem sempre me cuidou tanto.Com isso, deixei a fotografia em segundo plano, até que as coisas melhorassem.

Com a partida da minha mãe deste plano em 2013, eu passei por épocas de tristeza pronfunda, me enterrei dentro de mim mesma, e deixei de buscar coisas que me faziam feliz. Com ela, minha maior incentivadora e fã, se foi também uma parte importante do meu brilho nos olhos para fotografar. Isso se estendeu por quase dois anos.

Até que em 2015, em meio a planos de engravidar, eu decidi tirar a poeira das minhas câmeras e voltar aos poucos a fazer pequenos trabalhos para tentar recuperar o prazer que sempre tive nisso. E engravidei ♥ Gestei junto com meu Raul uma nova vontade no mundo da fotografia, a de registrar nascimentos. Um momento tão visceral, delicado e incrivelmente forte. Tracei meus objetivos e consegui em 2018, depois de muito amadurecimento de ideias e estudos, registrar pela primeira vez um parto e nascimento de bebê e sua família.

Tenho como missão registrar as memórias mais amorosas de cada família que cruza meu caminho, transformando-as em seu tesouro maior a ser passado para futuras gerações. Pra mim não existe nada mais rico do que nossas histórias.


Então, vamos fotografar? ♥